A casa NÃO TEM ATERRAMENTO? O que fazer? 🤔

A casa NÃO TEM ATERRAMENTO? O que fazer? 🤔

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://eletr.co/aula?utm_source=ORGANICO&utm_campaign=YOUTUBE&utm_medium=CANAL_ENGEHALLELETRICA&utm_term=DESCRICAO_VIDEO&utm_content=yt1-vd98
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://eletr.co/links
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

A casa NÃO TEM ATERRAMENTO? O que fazer?

Negligenciadas, estima-se que metade das residências brasileiras não possuam aterramento elétrico com um dos terminais de um dispositivo ligado à terra para proteção contra descargas atmosféricas (raios), ou fugas de corrente – aquelas inerentes ao próprio funcionamento de um equipamento eletroeletrônico.

O perigo da falta do sistema de aterramento está nas grandes variações de tensão – ocorrências comuns na rede elétrica -, que podem provocar a queima de máquinas e equipamentos que dependam de uma fonte de energia conectada à tomada e nos acidentes com eletricidade, colocando em risco a vida do usuário.

O terceiro pino da tomada – Chamado de terminal de aterramento, ou popularmente “pino de terra”, o terceiro pino da tomada residencial é um dos elementos da instalação que deve ser ligado ao sistema de aterramento da edificação. Um condutor de proteção (“fio terra”) é o responsável pela ligação do terminal de aterramento até o chamado eletrodo de aterramento. Este, por sua vez, é um elemento metálico, geralmente de cobre, que fica em contato direto com o solo e serve para encaminhar a eletricidade para esse meio, garantindo assim a proteção das pessoas e do patrimônio.

Além do fato de o aterramento não ser condição necessária para um equipamento funcionar, para o consultor do Procobre, o desconhecimento pelos proprietários dos imóveis e, não raras vezes, pelos próprios profissionais da área elétrica sobre os riscos relacionados à falta de aterramento é um fator limitante para a adequação das edificações. Vale lembrar que sem conexão com o sistema de aterramento, a existência do terceiro pino da tomada, e até mesmo do fio terra, é incapaz de produzir o efeito de segurança pretendido.

Se a casa NÃO TEM ATERRAMENTO, saiba o que fazer neste vídeo!

Aterramento pode minimizar os efeitos de um curto-circuito – O superaquecimento dos cabos – condutores de eletricidade – pode provocar um curto-circuito, derreter a camada isolante dos fios e produzir desde a queima de equipamentos a incêndios de grandes proporções.

A maioria dos curtos-circuitos acontece quando há aumento da intensidade da corrente elétrica e a grande energia liberada, conduzida pelo fase (condutor energizado) precisa chegar a terra. Nesses casos, a existência de um sistema de aterramento eficaz fornece um caminho seguro para a circulação de grandes correntes elétricas, reduzindo os efeitos decorrentes da falha, evitando, inclusive, os incêndios, afirma Moreno.

Chuvas de verão – A interrupção no fornecimento de energia por parte das concessionárias é recorrente durante o verão, quando temporais com raios, ventos fortes e queda de granizo são bastante comuns.

Para os aparelhos eletroeletrônicos, o aterramento também é importante para evitar queimas em decorrência de variações de tensão, que podem atingir milhares de volts dentro das instalações.

Se a casa NÃO TEM ATERRAMENTO, saiba o que fazer neste vídeo.

Fonte: revista potência

error: Content is protected !!
Notificação JF Ar Condicionado OK Não obrigado!