⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://eletr.co/aula?utm_source=ORGANICO&utm_campaign=YOUTUBE&utm_medium=CANAL_ENGEHALLELETRICA&utm_term=DESCRICAO_VIDEO&utm_content=yt1-vd426
——
✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://eletr.co/links
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
BOTOEIRAS: 2 coisas que TODO ELETRICISTA precisa SABER!
Botoeiras são dispositivos de comando, que tem como função estabelecer ou interromper a carga em um circuito de comando, a partir de um acionamento manual. Os sinalizadores, servem para o operador do painel poder visualizar com sinais luminosos o que acontece no circuito. Esses equipamentos seguem as normas NR26 e NR12 para a segurança dos usuários.
Os tipos de botoeira variam quanto as cores, formatos e aplicações.
As cores das botoeiras seguem um padrão, de acordo com sua função:
Verde ou Preto – Ligar, dar partida ou arranque
Vermelho – Desligar, parar ou botão de Emergência
Amarelo – Eliminar condição perigosa ou iniciar um retorno
Azul ou Branco – Funções diferentes das anteriores
Para a instalação das botoeiras, também existe um padrão: Em posição vertical, o botão “Desliga” deve ficar em cima do botão “Liga“. Na horizontal, o botão “Desliga” fica a direita do botão “Liga“.
Sinalizadores
Servem para mostrar o que está acontecendo no circuito, por sinais luminosos. Para seguir um padrão, as normas NR26 e NR12 citam o uso das cores verde, vermelho, amarelo, azul e branco. O uso das cores deve ser da forma mais simples e reduzida possível, evitando confundir o profissional que opera o painel.
Cores para sinalização:
Verde: Máquina em perfeita condição de funcionamento, pronta para operar.
Vermelho: Estado de alerta, máquina parada, seja por dispositivo de emergência ou de proteção.
Amarelo: Alarme de falha, grandezas do sistema, como temperatura, atingindo valor máximo.
Branco: Circuito pronto para funcionar, indica que tudo está normal.
Azul: Função qualquer que não seja nenhuma acima.
Tipos de Botoeiras
Agora vamos seguir para alguns tipos de botoeiras e suas aplicações.
Chave Seletora
Possui duas ou mais posições, com a grande vantagem de necessitar apenas uma chave para várias funções, como ligar e desligar, já que ele possui várias posições.
O problema dessa botoeira é quando há uma falha na energia elétrica. Se a botoeira estiver acionada para ligar e o sistema desligar, a chave seletora continua na mesma posição. Assim, quando a energia voltar, o circuito vai voltar a trabalhar de onde estava, o que pode ser um problema de segurança.
Botoeira sem Retenção
Possui um botão Normalmente Fechado, e só ativa a carga quando é pressionado. Ele traz uma grande vantagem, que é a segurança em caso de uma queda de energia, uma vez que, o circuito só é acionado novamente se o botão for pressionado, entretanto, é necessário um segundo botão para desligar.
Ele é usado quando queremos acionar uma carga apenas por um curto período de tempo, ou como um contato de selo. A botoeira sem retenção pode também ser chamada de botão pulsador.