Cabo HEPR conduz MAIS CORRENTE que o PVC? 🤔

Cabo HEPR conduz MAIS CORRENTE que o PVC? 🤔

ORÇAMENTO direto da FÁBRICA – https://goo.gl/dyfCq7

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://eletr.co/aula?utm_source=ORGANICO&utm_campaign=YOUTUBE&utm_medium=CANAL_ENGEHALLELETRICA&utm_term=DESCRICAO_VIDEO&utm_content=yt1-vd375
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://eletr.co/links
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Cabo HEPR conduz MAIS CORRENTE que o PVC?

Pessoal, os cabos elétricos são fabricados com diferentes tipos de isolação, mas uma coisa não muda, o material usado sempre será um polímero, podendo ser do tipo termoplástico ou termofixo.

Os termoplásticos amolecem quando aquecidos e retornam às suas características mecânicas originais quando são resfriados, como exemplos de termoplásticos temos o PVC (mais vendidos do mercado) e o LSHF/A, compostos não halogenados (famosos cabos ATOX, com baixa emissão de fumaça, gases tóxicos e corrosivos).

Já os termofixos após serem aquecidos e reticulados (vulcanizados), não voltam as suas características mecânicas originais, como exemplo temos a isolação HEPR, que é mais utilizada para cabos até 1kV.

O PVC é o composto termoplástico à base de policloreto de vinila. Esse tipo de isolação possui uma temperatura máxima em serviço contínuo de 70º C, uma temperatura de sobrecarga de 100º C e de curto-circuito de 160º C. Esse tipo de isolação é o mais comum do nosso mercado e possui um preço mais acessível. Mas tem uma grande desvantagem, em caso de queima produz uma fumaça preta tóxica que pode matar, e devido também a emissão de gases tóxicos e corrosivos, não pode ser instalado em locais com grande afluência de público, como shoppings centers, cinema, escolas, hospitais etc.

Os cabos com isolação HEPR, é uma variação do EPR, ambos são compostos termofixos à base de etileno-propileno, e o HEPR é de alto módulo. Eles possuem uma temperatura máxima em serviço contínuo de 90º C, uma temperatura de sobrecarga de 130ºC e de curto-circuito de 250º C. Pessoal não é porque é um composto termofixo que esse cabo é rígido ou semi-flexível, pelo contrário ele é um material de fácil manuseio como os cabos de PVC.

Para uma mesma seção nominal, o condutor isolado em HEPR possui capacidade de condução de corrente MAIOR do que o isolado em PVC. Prova disso é só comparar os valores das tabelas de capacidade de condução de corrente dos cabos com isolação 70°C e 90°C na própria NBR-5410:

A tabela 36 da norma é destinada aos condutores de PVC/ 70ºC, nela um cabo de 4mm² no método de instalação B1 a dois condutores carregados, conduz 32A. Já a tabela 37 da norma é destinada aos condutores HEPR/ 90ºC, e o mesmo condutor de 4mm² no método de instalação B1 a dois condutores carregados, conduz 42A, aumenta em mais de 30% a capacidade de condução de corrente, e isso se aplica praticamente a todas as seções nominais.

Apoio:
Crimper – https://goo.gl/xyfVmo
Nambei – https://goo.gl/tNZ9DM
Schneider – https://goo.gl/u1sjt6
Hikvision – https://goo.gl/H36jbM
—–
error: Content is protected !!
Notificação JF Ar Condicionado OK Não obrigado!