DISJUNTOR MOTOR: Um componente muito MAIS PRÁTICO!

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DISJUNTOR MOTOR: Um componente muito MAIS PRÁTICO!

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Muitos eletricistas aqui do canal vivem me perguntando sobre a aplicação do disjuntor motor, pra que serve, se é vantajoso, quando devemos usar, etc!

Pessoal, o nome “disjuntor motor” não é à toa, é um disjuntor para proteger um motor certo?

Quando vamos instalar um motor, precisamos nos preocupar com o acionamento e a proteção dele, e pra isso temos que usar 3 dispositivos, o disjuntor/fusível, o contator e o relé térmico.

O disjuntor/fusível irá proteger os componentes, ou seja, o contator o relé e o cabeamento.

O contator por si só ficará responsável por acionar o motor, mas não vai protegê-lo, então quem faz a proteção do motor é o relé térmico ou também conhecido como bi metálico.

Agora você deve tá pensando, mas ocupa espaço de mais tudo isso, não teria um dispositivo que fizesse as duas proteções, tanto a do motor quando a dos componentes?

É aí que entra o disjuntor motor, ele é instalado antes do contator, para proteger o contator, os condutores do circuito e também o motor, ou seja, ele é 2 em 1 faz a função de disjuntor e relé térmico ao mesmo tempo.

Resumindo, o disjuntor motor vai proteger contra curto circuito, substituindo um disjuntor comum, e também proteção contra sobrecarga, substituindo o relé térmico.

Isso já responde a segunda pergunta, é bastante vantajoso usar o disjuntor motor, pois ocupa menos espaço e reduz o tempo de instalação e manutenção.

Analisando de perto o disjuntor motor podemos ver os botões de acionamento, liga e desliga o motor, e também o parafuso para ajustar a corrente do motor, esse aqui aceita ajuste de 4A a 6,3A.
Logo abaixo podemos perceber o botão de teste dele, no qual podemos simular uma sobrecarga no motor em funcionamento.

A remoção do disjuntor motor do trilho DIN é bem simples basta empurrar para baixo que a mola irá comprimir liberando o dispositivo. Para encaixar basta fazer o procedimento inverso.

A ligação dele é igual ao contator, entradas 1 3 e 5, e saídas 2 4 e 6.

André, porque o botão verde é vazado e o vermelho não é? O botão verde tem essa guia para colocarmos um cadeado ou lacre, no caso de um técnico for realizar manutenção no motor, ele pode bloquear o disjuntor para ninguém acionar no momento da manutenção, o que evita acidentes e está previsto na NR-10

Que tal aprender ao vivo e de graça muita coisa sobre dimensionamento e proteção de motores elétricos, conseguindo fazer tudo isso analisando apenas a placa de identificação de um motor? E o melhor com um profissional da Schneider especializado no assunto?

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