➽ https://eletr.co/aula?utm_source=ORGANICO&utm_campaign=YOUTUBE&utm_medium=CANAL_ENGEHALLELETRICA&utm_term=DESCRICAO_VIDEO&utm_content=yt1-vd159
——
✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://eletr.co/links
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
É VERDADE que NÃO se pode SERRAR UM BARRAMENTO ELÉTRICO???
Quer dizer que não se pode serra barramento elétrico?
Essa foi a dúvida de um de nossos inscritos. O barramento pente pode ser barramento tipo pente bifásico, barramento pente trifásico, para atender Quadros de Distribuição trifásicos, barramento pente bifásico, para atender Quadros de Distribuição Bifásicos, barramento pente bipolar (com bipolaridade), barramento de pente. Uma dos mais vendidos é o barramento pente Schneider.
Outros modelos são barramento pente tripolar (com tripolaridade), barramento elétrico residencial, barramento elétrico tipo pente, barramento elétrico trifásico (para três fases), barramento elétrico bifásico (para duas fases), barramento elétrico definição. O cobre é utilizado como material, por isso é um barramento de cobre.
—–
É VERDADE que NÃO se pode SERRAR UM BARRAMENTO ELÉTRICO???
O barramento elétrico funciona como distribuidor de fase, de aterramento ou de carga neutra. Pode ser utilizado em painéis elétricos, como quadros de luz e tomadas, quadros de distribuição e disjuntores.
A instalação elétrica é um sistema bem complexo, em que cada peça tem a sua função essencial para que tudo funcione corretamente e você consiga fazer as tarefas mais simples do seu dia a dia. Cada material é dependente do outro. Para que seja possível carregar o seu celular, é preciso que na tomada passe corrente elétrica. Para isso, a fiação elétrica deve ser instalada de maneira adequada. Já as caixas e quadros de luz facilitam a organização desses fios na instalação.
Enfim, chegamos ao barramento elétrico – Responsável pela distribuição de tensão e corrente elétrica dentro de um sistema, o barramento elétrico é uma peça fundamental para a instalação. Ele funciona como distribuidor de fase, de aterramento ou de carga neutra, e pode ser utilizado em painéis elétricos, como quadros de luz e tomadas, quadros de distribuição e disjuntores.
Geralmente os barramentos são feitos de cobre, por ser um bom material condutor de eletricidade, e as conexões entre cada peça do barramento elétrico são realizadas através de parafusos.
Principais tipos de barramento elétrico
• Barramento terra: Esse tipo de barramento elétrico tem como função a proteção das pessoas, garantindo mais segurança na instalação. Ele “leva” possíveis fugas de descargas elétricas para o solo, eliminando os riscos de acidentes.
• Barramento neutro: Já o barramento neutro é responsável pela ligação dos circuitos. Ele faz a ligação, através de fios e terminais, entre o ponto zero de cada circuito, ou seja, nos pontos de diferença de potência entre as fases de um quadro. A distribuição elétrica fica mais funcional e segura.
• Barramento fase: O barramento elétrico de fase faz a distribuição da corrente elétrica para os circuitos, sendo que um dos tipos mais utilizados é o barramento tipo pente.
• Barramento tipo pente: O barramento tipo pente é como uma régua metálica revestida por um plástico isolante. Dessa régua saem alguns “dentes” para encaixar em vários disjuntores de uma única vez. Assim, todos os disjuntores conectados no barramento tipo pente ficam energizados juntos, sendo possível fazer as derivações necessárias.
O barramento pente é utilizado na instalação do quadro de distribuição, sendo um apoio para os disjuntores, limitando seus espaços e ajudando a mantê-los devidamente organizados e seguros. Os barramentos tipo pente podem ser monofásicos, bifásicos ou trifásicos.
De maneira geral, cada barramento é utilizado para atender às especificações de cada tipo de condutor (fios e cabos elétricos). Por isso é tão importante, por exemplo, o uso de um barramento elétrico específico para condutores neutros e outro para condutores terra. Dessa forma, para escolher o modelo mais adequado, é preciso compreender quais são as especificações técnicas do projeto e do imóvel.
Na prática, também é adequado utilizar sistemas de barramento independentes por medida de segurança. Isso pode evitar um curto-circuito, limitar as possibilidades de acidentes e ainda facilitar a identificação e a correção de possíveis erros na instalação.
É essencial ter o dimensionamento do barramento elétrico, por isso a importância de contar com um bom projeto elétrico e com o trabalho de um profissional qualificado que siga as especificações do imóvel e do cliente.
FONTE: cpt.com