Saiba mais sobre relés – https://goo.gl/VBncT1
⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://eletr.co/aula?utm_source=ORGANICO&utm_campaign=YOUTUBE&utm_medium=CANAL_ENGEHALLELETRICA&utm_term=DESCRICAO_VIDEO&utm_content=yt1-vd422
——
✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://eletr.co/links
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
Essa PEÇA deixa QUALQUER LÂMPADA mais INTELIGENTE
Pra quem não conhece os relés fotoeletrônicos, também chamados de fotocélula, são peças essenciais para automatizar sistemas de iluminação. A principal função deles é acender a luz ao escurecer e apagar a luz ao clarear, tudo isso de forma automática, sem ninguém precisar ir lá apertar o interruptor.
Existem inúmeros tipos de relés com essa mesma função, os mais conhecidos são esses redondos aqui, alguns vem até pra instalar em uma base, outros já são a própria base e vem com os cabos prontos.
A MarGirius fornece essa peça em dois modelos diferentes. O RFE-10 suporta 500W ou 1200VA em 127 e em 220V, já o RFE-11 suporta 1000W ou 1800VA em 220V e 1000W ou 1200VA em 127V, é e potência pra caramba pra uma peça só bicho!
Como ele é eletrônico tem uma função legal, na ausência de pessoas a noite ele simula a atividade de ligar e desligar a lâmpada, como se houvesse alguém acionando o interruptor no local, o que aumenta a segurança. A instalação é simples, aqui está o sensor de luminosidade, ele quem detecta quando escurece e quando clareia, então a primeira dica, essa lente jamais pode ficar direcionada para a lâmpada, se não ele vai achar que é dia o tempo todo. E você pode instalar os cabos de duas formas, para ter apenas o comando automático, ligar e desligar sozinho todo dia, é só ligar a fase no preto, a lâmpada no vermelho e o neutro ou a outra fase, se for 220v bifásico, no branco, depois deriva o branco pra o outro lado da lâmpada. Agora se você quiser tipo, que no fim de semana ele não funcione, ou quando quiser desligar o relé pra lâmpada não acender por um período é só colocar um interruptor antes da alimentação no cabo preto, desliga o interruptor, para de chegar energia ele não funciona.
Mas aí chegou na hora boa dessa aula, o relé fotoeletrônico E-27 da MarGirius. Esse aqui meu é um xodó, qualquer pessoa é capaz de programar e instalar. Ele já vem com o soquete E-27, basta tirar a lâmpada que você quer automatizar, enroscar o relé no bocal e depois enroscar a lâmpada no relé, pronto, instalado.
Vale lembrar que ele é bivolt, funciona tanto em 127V quanto em 220V, e aceita as seguintes lâmpadas nas suas respectivas potências:
INCANDESCENTE E HALÓGENA – 60W
FLUORESCENTE COMPACTA E LED – 48W
E analisando a peça podemos perceber já de cara onde fica o sensor de luminosidade, que é essa lente pequena aqui e também percebemos um trimpot para a programação. É isso mesmo, esse cara aqui ainda tem mais duas funções bem legais olha só:
Se você quer que a lâmpada seja acesa ao escurecer (noite), apagando automaticamente quando a luz do ambiente aumentar (dia), deixe o botão de ajuste (trimpot) na posição AUTO.
Se você quer que ao escurecer, a lâmpada seja acionada, permanecendo acesa apenas por um tempo, tipo 2, 4, 8 ou 12h, gire o botão de ajuste (trimpot) para uma dessas opções de tempo.
Ou se você quer simular a presença de uma pessoa no local durante o período noturno que a lâmpada fica acesa, gire o trimpot para a posição “Random”, nesta posição, ao escurecer, a lâmpada será ligada e desligada sucessivas vezes, em intervalos de tempos aleatórios entre 15 min e 3h, até o dia clarear e o relé apagar a lâmpada.