⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://eletr.co/aula?utm_source=ORGANICO&utm_campaign=YOUTUBE&utm_medium=CANAL_ENGEHALLELETRICA&utm_term=DESCRICAO_VIDEO&utm_content=yt1-vd154
——
✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://eletr.co/links
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
(FÓRMULA MÁGICA) CONVERTER VA em WATTS – Super Fácil
A potência consumida por um equipamento é expressa em watts ou-volt ampères (VA). A potência em watts é a potência real consumida pelo equipamento. Volt-Amperes são chamados os aparentes “prevista” e são o produto da tensão aplicada ao equipamento de vezes a corrente puxada pelo equipamento.
Ambas as classificações em Watts e VA tem uma utilização e finalidade. A avaliação do watt determina o real energia comprada da concessionária e carga de calor gerada pelo equipamento. A classificação em VA é utilizada para dimensionar a cabeamento e disjuntores.
O valor da potência em Watts sempre será menor ou igual que o valor correspondente em VA, devido ao “Fator de Potência” (FP).
O Fator de Potência é um número entre 0 e 1 que representa a fração da corrente que provê energia disponível para a carga. Apenas com cargas resistivas puras, por exemplo em filamentos de lâmpadas incandescentes, por exemplo uma lâmpada elétrica, o fator de potência é igual a 1 (um).
Para equipamentos do tipo computadores, o Fator de Potência a ser utilizado deverá estar entre 0,6 e 0,7. Em outras palavras, a potência em Watts para computadores é um valor entre 60% e 70% do valor em VA.
Novas tecnologias de fontes de alimentação estão sendo desenvolvidas e introduzidas no mercado (denominadas fontes chaveadas com fator de potência corrigido) de modo a permitir um fator de potência de 1 ou próximo a um.
Um bom fator de potência a ser utilizado para computadores é o fator de 0,65. Com o exemplo que coloco abaixo você entenderá bem o assunto:
Um No-Break de capacidade de 1000VA será capaz de alimentar uma lâmpada de 1000Watts, porém só terá a capacidade de alimentar um computador de consumo de 650Watts.
NO CASO ACIMA, Para converter Watts em VA, divida o valor em Watts por 0,65.
VA = Watts / 0,65 .
Em alguns equipamentos encontraremos apenas a indicação da tensão de alimentação (Volts – V) e da corrente (Ampére – A) consumida.
Neste caso teremos que calcular a potência, um cálculo simples e rápido:
Potência (VA) = Voltagem (V) x Corrente (A)
(O resultado é expresso em VA)
Um exemplo:
Um equipamento que utiliza a rede elétrica de 120Volts e consome 5A terá o consumo de:
Potência = 120×5 = 600VA
Para convertermos este valor para Watts:
Watts = 600×0,65 = 390watts
Neste caso, nosso sistema consome 390Watts ou 600VA. Assumindo uma margem de segurança de 30% (ou superior), podemos comprar um no-break com capacidade superior a 507Watts ou 780VA .
Fonte: http://www.energiaextra.com.br
(FÓRMULA MÁGICA) CONVERTER VA em WATTS – Super Fácil , gostou dessa dica?
—–