👉 Site da Wago: https://www.wago.com/br
⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://eletr.co/aula?utm_source=ORGANICO&utm_campaign=YOUTUBE&utm_medium=CANAL_ENGEHALLELETRICA&utm_term=DESCRICAO_VIDEO&utm_content=yt1-vd419
✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://eletr.co/links
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
MONTAR um PAINEL ELÉTRICO a partir de AGORA ficou MUITO MAIS FÁCIL
Algumas semanas atrás falei de um lançamento no Brasil que eu considero um grande avanço tecnológico quando falamos de conexões elétricas em painéis de comando, os bornes TOP JOB´S da WAGO.
No vídeo anterior fiz um comparativo de tempo de conexão entre um borne a mola e um borne a parafuso, a economia de tempo é incrível, se você gasta 1 hora apertando parafuso de borne convencional, usando bornes a mola você vai gastar apenas 15 minutos para realizar o mesmo número de conexões.
E como muita gente gostou dessa novidade, fizeram inúmeras perguntas, pra vocês terem uma ideia foram mais de 300 comentários neste vídeo, com isso separei as 5 principais dúvidas e resolvi fazer esse “qual é a dúvida” para esclarecer.
Me perguntaram bastante: Quais os modelos de bornes a WAGO trouxe pro mercado brasileiro? A WAGO tem uma linha completa de bornes, são 3 tipos com conexão a mola: borne padrão, borne com botão e esse outro aqui que é o grande lançamento, exclusividade da WAGO! Lembram dos conectores para emenda que já mostrei várias vezes no canal? Você levanta a alavanca, coloca o fio, abaixa a alavanca e pronto? Agora imagina essa facilidade em um borne! Pois é, a WAGO tem o borne com alavanca também!
Aceita todos os tipos de cabos? Sim, esses bornes a mola aceitam cabos rígidos, flexíveis e até com terminais, as seções nominais vão de 0,14mm² até 25mm².
Mas o terminal não atrapalha na hora de conectar? Pessoal, o fabricante orienta dispensar o uso de terminais, segundo eles não há necessidade pois a mola garante uma perfeita pressão sobre o condutor, dando melhor contato. Mas eles também reconhecem que alguns clientes exigem o uso de terminais, dessa forma os bornes foram projetados para trabalhar de ambas as formas, inclusive usando terminais você tem como explorar uma função bem legal chamada PUSH-IN, que é a inserção direta do condutor no borne, sem necessidade de usar a chave de borne para pressionar a mola.
Tenho que obedecer a seção do borne? Tipo se quiser conectar um cabo de 1,0mm² no borne de 2,5mm² dá problema? Não tem problema nenhum, como falei a mola se ajusta em torno do condutor, e vai garantir o aperto independente da seção. Inclusive tem uma curiosidade legal, você pode usar 1 seção acima de cabo se não tiver o terminal.
Por exemplo, os bornes de 2,5mm² são projetados para suportar correntes superiores a 30A, e esse mesmo borne aceita um condutor de 4mm² sem terminal, o que facilita muito
uma padronização na hora de montar um painel né!
E os cabos de maior seção André, fica garantido mesmo? Cara, nós eletricistas sabemos que quanto maior a seção do condutor, teoricamente será maior a corrente e consequentemente deve ter maior aperto também né. Usando borne a alavanca é simples, não precisa de nenhuma ferramenta. Olha só como fica a conexão de um condutor de 16mm², é só levantar inserir o cabo, abaixar a alavanca e pronto. Todos os bornes possuem ponto de teste, de fácil acessibilidade e o mais importante permite uma aferição segura.
E como acessórios tem os jumpers multifuncionais, você escolhe quais bornes interligar, se quiser ligar separadamente, pular um, mais uma vez você personaliza da forma que achar melhor. Além disso tem a SmartPRINTER, uma impressora exclusiva para sistemas de identificação, ela permite não só imprimir as etiquetas dos bornes como também etiquetas dos cabos e outros componentes do painel. Aqui já sai tudo personalizado, só destacar e colar, fica um serviço que dá gosto de fazer viu.