⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://eletr.co/aula?utm_source=ORGANICO&utm_campaign=YOUTUBE&utm_medium=CANAL_ENGEHALLELETRICA&utm_term=DESCRICAO_VIDEO&utm_content=yt1-vd135
——
✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://eletr.co/links
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
MOTOR para Portão: Instalação Super Fácil
INSTALAÇÃO DO MOTOR: DIVIDIMOS EM 5 PASSOS (Muito IMPORTANTE: Leia o manual)
1 PASSO – FIXAÇÃO DO MOTOR NA BASE
👉 Pode ser colocado tanto em uma base fixa no chão quanto em uma base suspensa soldada na estrutura do portao
2 PASSO – FIXAÇÃO DA CREMALHEIRA
👉 Após o motor fixado, posicione a cremalheira no portão deixando uma folga de 2mm entre a engrenagem e a cremalheira.
👉 Começe a furar e parafuse ou rebite a cremalheira no portão.
👉 Destrave o motor e movimente o portao para determinar os proximos pontos de fixaçao da cremalheira.
3 PASSO – LIGAÇÃO ELÉTRICA
👉 Lembre-se que alimentação elétrica deve estar desligada para fazer qualquer intervenção.
👉 Alimente a placa pelos bornes F/N, para FASE E NEUTRO
4 PASSO – INSTALAÇÃO DOS SENSORES FIM DE CURSO (IMÃS)
👉 Deve ser respeitado a posição dos imãs, esquedo no lado esquerdo do motor e direito no lado direto do motor
👉 Para determinar a posição do imã direito feche o portão e alinhe o imã com a placa marcando o ponto onde será fixado.
👉 Para determinar a posição do imã esquerdo abra o portão e alinhe o imã com a placa marcando o ponto onde será fixado.
5 PASSO – TESTANDO O FUNCIONAMENTO
👉 Feche o destravamento do motor e energize a placa.
👉 Para gravar o controle aperte a tecla aprender na placa espere o LED ST piscar e aperte o controle. Repita esse processo para gravar todos os controles
—–
Mais conhecido como, Motor de Portão Eletrônico, veja como funciona. O portão eletrônico é uma medida de segurança básica nos dias de hoje. A solução é uma instalação considerada simples, que funciona através de um acionamento automático, fazendo com que as pessoas não precisem realizar qualquer esforço manual para abrir ou fechar esses portões.
O funcionamento desse mecanismo, no entanto, é um processo interessante para se conhecer. Seja para profissionais de segurança ou até mesmo proprietários, é possível obter um melhor desempenho desses motores, prevenir danos comuns através de um melhor uso do motor de portão eletrônico e, dependendo da experiência, até realizar pequenos reparos no dispositivo.
Tipos de Motor Para Portão Eletrônico
Atualmente, o mercado de automação oferece basicamente três tipos de abertura e três tipos de motor elétrico para portão. Cada um dos modelos opera de modo único, sendo preciso realizar modos de instalação diferentes para cada funcionamento.
Portão Basculante
O portão basculante é aquele que possui uma abertura elevando uma folha único do portão. O movimento realizado neste formato é considerado o que mais economiza espaço em uma garagem. Isso acontece porque o portão sobe e ocupa um espaço em uma área que, na teoria, não possui qualquer objeto ou trajeto.
O motor para portão basculante funciona com um mecanismo que inclui contrapesos e cabos de aço, por isso quando ele é acionado, uma barra de torção, praticamente o elemento central do portão, começa a funcionar fazendo com que o portão se eleve ou abaixe gradativamente, mantendo o equilíbrio e o peso. O movimento é feito com os cabos de força que puxam o portão lentamente, sem causar vibrações ou solavancos.
Portão Deslizante
Considerada a segunda melhor escolha para quem vai automatizar a entrada, o motor de portão eletrônico para portão deslizante, ou portão de correr, também é uma boa opção, ainda que criteriosa. Considerado fácil de instalar e geralmente utilizando apenas um único motor de portão, o formato funciona de modo simples e objetivo, porém carece de uma precisão muito maior na questão de peso e alinhamento, para que a vida útil do motor seja longa – caso contrário, tanto o desempenho da abertura quanto a durabilidade do motor podem ser comprometidos.
Para funcionar, o portão deslizante precisa, obviamente, do automatizador de portão, que aciona uma engrenagem conectada uma régua, chamada de cremalheira, que nada mais é do que um trilho dentado. Mediante o funcionamento, essa engrenagem faz com que a cremalheira realize seu movimento retilíneo, empurrando ou puxando o portão.
Portão Pivotante
É a opção mais incomum para automatização, ainda que funcione sem problemas quando devidamente instalado. Segundo os instaladores, o formato geralmente é instalado apenas quando os proprietários fazem questão de manter o portão antigo. A instalação e funcionamento do motor para portão pivotante é a mais complexa dos três por diferentes fatores.
FONTE: netalarmes