O equipamento 127V SUPORTA 1.500V de SURTO! Pra quê DPS então? 😩

O equipamento 127V SUPORTA 1.500V de SURTO! Pra quê DPS então? 😩

DIA na CLAMPER – https://goo.gl/LcKmJF

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://eletr.co/aula?utm_source=ORGANICO&utm_campaign=YOUTUBE&utm_medium=CANAL_ENGEHALLELETRICA&utm_term=DESCRICAO_VIDEO&utm_content=yt1-vd378
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://eletr.co/links
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

O equipamento 127V SUPORTA 1.500V de SURTO! Pra quê DPS então?

“Se o equipamento suporta um surto de 1.500V, pra que usar DPS na rede?”
Bom, a maioria das interrupções de energia na rede de distribuição, estão ligadas a um acidente na rede, falha de equipamentos ou até mesmo manobras da concessionária. E sim é verdade que esses problemas podem gerar surtos na rede, como já falei aqui no canal, um simples elevador subindo e descendo já gera surto! Agora tem uma coisa que pouca gente sabe é que existem dois tipos de sobretensões, a transitória e a temporária.
A sobretensão transitória, também conhecida como surto elétrico, é um fenômeno que ocorre em alta frequência e tem uma elevação abrupta de tensão em um curto período de tempo, isso na ordem de microssegundos, guarda isso! Já a sobretensão temporária mantém a mesma frequência da rede de energia e sofre uma elevação de tensão que perdura por mais de meio ciclo da frequência fundamental, se a frequência é dada em Hz por segundo, um surto temporário dura mais de meio segundo no mínimo, esse sim é capaz de queimar os equipamentos.
O DPS (Dispositivo de Proteção Contra Surtos Elétricos) é o dispositivo destinado a limitar sobretensões transitórias e desviar correntes de surto.
Como mostra o gráfico abaixo, o surto elétrico pode ultrapassar 10kV. Devido a esses altos valores, faz-se necessário o uso dos DPS.

Aí acabamos de responder a pergunta do Patrick que era: “Explica melhor a questão do surto 1500V, qual o tempo em média que os equipamentos suportam esse nível de tensão?”
Os equipamentos irão suportar até 1.500V transitórios, ou seja em um curto espaço de tempo, mais exato, questão de microssegundos. Agora, a pergunta, como eles suportam isso? Bom, esses “bons” eletroeletrônicos projetados para trabalhar em 127V conseguem suportar em média os 1.500V transitórios, pois eles também possuem varistores internos capazes de segurar essas sobretensões transitórias, afinal elas acontecem em microssegundos né? Agora se houver uma sobretensão temporária, o bicho pega, pois o equipamento aguenta só o “pico” de tensão, já meio segundo ou mais de sobretensão não! ok?

E a terceira pergunta foi o Brian: “Eita 1500V? Então qual é o problema de deixar algo ligado na tomada quando falta a luz? Desde criança falam que quando a luz volta se tiver na tomada queima”

Sabemos também que infelizmente a maioria das instalações elétricas, sejam antigas ou atuais, mas principalmente as antigas, não possuem os dispositivos de proteção adicionais, DR e DPS né. Por isso a “recomendação” dos nossos pais de tirar da tomada os equipamentos não era em vão. Nosso país é o que mais tem quedas de raios no mundo, áreas descampadas, como bairros residenciais e zonas rurais são as mais atingidas, e isso causa desligamentos nas redes também. Mas aí quero que você preste atenção no que falei na resposta anterior, os raios causam sobretensões transitórias, então se não houver DPS na instalação elétrica e uma anomalia dessa afetar a rede, os equipamentos não irão suportar por si só e irão queimar, por isso só dá pra confiar em manter os equipamentos ligados na tomada, se houver DPS instalado e funcionando perfeitamente.

Apoio:
Crimper – https://goo.gl/xyfVmo
Nambei – https://goo.gl/tNZ9DM
Schneider – https://goo.gl/u1sjt6
Hikvision – https://goo.gl/H36jbM
—-
error: Content is protected !!
Notificação JF Ar Condicionado OK Não obrigado!