➽ https://eletr.co/aula?utm_source=ORGANICO&utm_campaign=YOUTUBE&utm_medium=CANAL_ENGEHALLELETRICA&utm_term=DESCRICAO_VIDEO&utm_content=yt1-vd230
——
✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://eletr.co/links
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
UMA DICA [MUITO] VALIOSA NA HORA DE PUXAR CABOS
Qual eletricista nunca pegou uma reforma de instalação elétrica?
Sabemos também que muitas vezes nesses casos não é necessário usar a sonda ou “guia” para puxar os novos cabos, basta usar algum dos fios existentes para isso.
A dica de hoje é: Como usar os fios já existentes na instalação como “guia” para puxar os novos cabos?
O grande segredo está em garantir um bom torque para não arrebentar fazendo uma boa forquilha no cabo existente, isso evita muita dor de cabeça.
Inscreva-se em nosso canal: https://eletr.co/youtube-restrito
Apoio: Crimper – https://goo.gl/xyfVmo
—–
O que é e para que serve o passa fio?
O passa fio é um acessório indispensável para fazer o cabo sair da caixa de distribuição e chegar até os locais em que você deseja ter acesso à eletricidade, como por exemplo bocais para lâmpada, tomadas, interruptores e chuveiros elétricos.
Ao utilizar essa ferramenta, o processo de distribuição de pontos de energia se torna muito mais simples e eficiente, sendo assim um item indispensável para todas as obras e profissionais especializados.
Guia prático de como utilizar
Antes de qualquer coisa, vale destacar que é necessário que a instalação elétrica da sua casa seja feita por um profissional especializado! Tentar fazer isso sozinho é perigoso e não é, de forma alguma, recomendado.
Comprando o passa fio ideal
Escolha por uma guia com alma de aço. Elas são mais resistentes e conseguem fazer as curvas dentro do eletroduto de maneira mais eficiente. Repare também se a cabeça do passa fio tem uma mola. Ela torna o acessório mais flexível e essa é uma característica valiosa para que você realize seu trabalho com mais velocidade.
Sugerimos que você tenha dois passa fios: um com comprimento de 15 metros e outro com 20 metros. Geralmente, o primeiro acaba sendo o mais utilizado, mas em alguns casos, é necessário um cabo mais comprido.
Colocando a mão na massa
coloque todos os fios junto do passa fio; prenda com um pedaço de fita isolante; coloque os fios espaçados para não formar um aglomerado de cabos, que podem embolar durante a passagem dos fios pelos conduítes e curvas; garanta que a tubulação elétrica tenha o diâmetro necessário para que os cabos passem sem sobrecarregá-la.
O que fazer quando o passa fio não funciona?
Existem algumas razões para os cabos não passarem por um conduíte com a ajuda do passador de fios. Entre as mais comuns estão:
Incompatibilidade entre os diâmetros dos cabos, do passa fio e do conduíte. Para resolver esse problema, reduza o número de fios que vão passar ou troque todo o conduíte. O passa fio pode estar quebrado ou danificado. Se for o caso, basta trocar por um de qualidade e com marca reconhecida; O conduíte está entupido ou apresenta alguma curva muito “fechada”. Entre as soluções deste problema, indicamos: usar vaselina neutra; medir com o passa fio até onde ele está indo, marcando seu alcance com a fita isolante por fora e removendo apenas a parte da parede demarcada, para assim realizar a troca do pedaço do conduíte entupido por uma emenda de qualidade.
FONTE: telhanorte