Usar ATERRAMENTO DO PADRÃO em INSTALAÇÕES INTERNAS – PODE OU NÃO?

Usar ATERRAMENTO DO PADRÃO em INSTALAÇÕES INTERNAS – PODE OU NÃO?

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ https://eletr.co/aula?src=yt1-vd240
——
✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://eletr.co/links
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Usar ATERRAMENTO DO PADRÃO em INSTALAÇÕES INTERNAS – PODE OU NÃO?

Sabemos que as maiorias das concessionárias de energia em nosso país “exigem” a colocação de no mínimo uma haste de terra ligada ao padrão de entrada, que se enquadra como sistema de aterramento TN.

A função principal dessa haste não é proteção, mas sim funcionalidade. A intenção do eletrodo é basicamente equilibrar a corrente no neutro da rede, devido ao desequilíbrio das cargas gerado no transformador.

Para entender melhor sobre essas siglas destacamos o item 4.2.2.2 da NBR-5410, que fala sobre esquemas de aterramento, inclusive TN e TT.

Primeira letra T = ponto diretamente aterrado;

Segunda letra T = massas diretamente aterradas, independentemente do aterramento eventual de um ponto da alimentação;

Segunda letra N = massas ligadas ao ponto da alimentação aterrado (em corrente alternada, o ponto aterrado é normalmente o ponto neutro);

Respondendo a pergunta então, PODE SIM USAR O ATERRAMENTO DO PADRÃO, quando a concessionária disponibiliza o cabo de terra. Vale lembrar que nem todas são assim, a CEMIG aqui em “Minas”, deixa o cabo de terra acessível para conexão, outras não, fornecem apenas fases e neutro, obrigando o consumidor a fazer um sistema de aterramento exclusivo, o TT.

Cada forma de aterramento é indicada para um determinado tipo de instalação daí não existe um aterramento melhor que o outro, mas sim existe um tipo de aterramento mais eficiente para aquela determinada instalação e essa eficiência deve ser testada usando um terrômetro, equipamento que mede a resistência do sistema de aterramento, quanto mais próximo de 0 ohms, melhor!

Inscreva-se em nosso canal: https://eletr.co/youtube-restrito

POST: http://www.cursodeeletricista.net/usar-aterramento-do-padrao-em-instalacoes-internas-pode-ou-nao

Apoio: Crimper – https://goo.gl/xyfVmo

——–

error: Content is protected !!
Notificação JF Ar Condicionado OK Não obrigado!